About us

O saber não ocupa lugar. A ignorância também não, mas dá má fama.

Que coisa é essa da Tabela Periódica?

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

A Tabela Periódica, é só, a mais importante referência a nível químico que por aí anda. Nela encontram-se agrupados (de formas que a seguir se revelarão) todos os elementos químicos existentes na natureza (conhecidos) - 118, neste momento. A sua principal função é determinar o comportamento químico de determinado elemento.

Foi Mendeleev (que tem o nome de um elemento químico em sua homenagem: mendelévio (Md)), que em 1869 publicou a primeira Tabela Periódica reconhecida internacionalmente. Ele criou a tabela com a finalidade de agrupar os elementos conhecidos que apresentavam semelhante comportamento químico. Ele conseguiu ainda, prever de forma correcta o comportamento de elementos até então desconhecidos, por os colocar nos grupos dos elementos conhecidos (casos do gálio e do germânio), o que se veio a verificar, aquando da sua descoberta. A tabela de Mendeleev tem sido, desde então, alvo de modificações, com a descoberta e sintetização de novos elementos.

Todos os 118 elementos químicos, que variam do hidrogénio (1) ao unonóctio (118), foram descobertos ou criados sinteticamente, com os elementos 113, 115, 117 e 118 a terem sido confirmados pela IUPAC (a entidade que gere estes assuntos) no final de 2015. Os primeiros 94 elementos (até ao plutónio) ocorrem de forma natural na natureza. Os restantes elementos (do 95 ao 118), foram obtidos através de processos sintécticos em laboratório.

Figura 1: Tabela periódica dos elementos químicos conhecidos.

Os elementos químicos encontram-se dispostos, da esquerda para a direita, com aumento do número atómico - propriedade essencial para a sua disposição na Tabela Periódica - e, consequentemente, da sua massa. Para além desta propriedade, são ainda agrupados pela configuração electrónica e pelas propriedades químicas. Existem duas principais maneiras de agrupar os elementos da Tabela Periódica: em períodos e em grupos.

Sete são os períodos - vistos como linhas. Esta disposição dos elementos em períodos, que vão de 1 a 7 (de cima para baixo, de forma crescente), dá-se devido ao mais alto nível de energia dos electrões desses elementos, no estado normal. 

Por outro lado os elementos encontram-se dispostos em grupos - vistos como colunas, num total de 18 (da esquerda para a direita, de forma crescente). Elementos do mesmo grupo têm configurações de valência electrónica igual e, consequentemente, reagem quimicamente da mesma forma. O que significa que, por exemplo, o lítio (Li) e o potássio (K) reagem da mesma maneira no contacto com a água - de forma explosiva!


Figura 2: Reacção do potássio com a água.

Este é o modo básico da representação da Tabela Periódica. Da próxima já sabes o porquê, quando estiveres a olhar para ela. A Tabela Periódica contém uma enorme quantidade de informação, muitas vezes essencial, para cada elemento. Este conhecimento é importante em muitas áreas, principalmente na química, mas também na geologia, numa das suas áreas mais específicas, a geoquímica.

Se queres saber que propriedades podes inferir da análise da Tabela Periódica, para um determinado elemento, tens que ler o próximo capítulo! Que vai andar por aqui, dentro em pouco tempo. 




Fontes:
http://periodic.lanl.gov/index.shtml
http://www.iupac.org/
http://www.iupac.org/fileadmin/user_upload/news/IUPAC_Periodic_Table-8Jan16.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário